sexta-feira, 28 de junho de 2019

Natura lança K Max, aromático mais intenso da Casa de Perfumaria do Brasil

Uma elegante combinação para ocasiões especiais, o novo Deo Parfum de Kaiak traz alta concentração de fragrância e durabilidade de até dez horas na pele
 Elegância, mistério e intensidade. Ao pensar nessa combinação ideal para ocasiões especiais e homens que buscam fragrâncias de personalidade, a Natura lança K Max, um aromático que por ser um Deo Parfum tem alta concentração de fragrância e durabilidade de até dez horas na pele.
A Casa de Perfumaria do Brasil inova ao trazer pela primeira vez como protagonista a madeira incensada de olíbano. O calor dessa madeira escura, em contraste com o frescor do poejo, ingrediente da biodiversidade brasileira, e da pimenta preta, resulta em uma explosão aromática, revelando uma fragrância instigante e misteriosa, que se revela pouco a pouco, trazendo a sensação de calor para apimentar o frescor da noite. 
Conheça melhor a nova fragrância de K:
K Max
Uma explosão aromática intensificada pela pimenta preta e pelo poejo, ingrediente da natureza brasileira, em contraste com o calor da madeira escura e misteriosa olíbano. O resultado único transmite elegância e modernidade.
K Max, uma fragrância na sua máxima intensidade.
Gota Olfativa
Aromático intenso para ocasiões especiais
Notas de saída: pimenta rosa, grapefruit, pimenta preta, gengibre, acorde aquoso, estoraque, poejo
Notas de corpo: lavanda, zimbro, cardamomo, couro, olíbano, violeta
Notas de fundo: sândalo, cedro, musk, breu branco, cashmeran, patchouli, vetiver, amber xtreme.

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Natura Lumina Cabelos Quimicamente Danificados: O tratamento que recupera e reconstrói os fios

A linha vai regenerar os danos dos fios, recuperar a textura uniforme e reduzir as pontas duplas e quebra provocados por processos como alisamento, permanente ou descoloração.
Seu cabelo passou por algum processo químico? Depois disso, você tem notado seus fios com um aspecto pouco saudável? Sinal de que eles precisam de uma regeneração completa! A saída para isso está em Natura Lumina Cabelos Quimicamente Danificados, uma linha de alta performance capaz de regenerar danos extremos e recuperar a saúde e textura dos fios de dentro para fora, sem truques.
Entenda as necessidades dos cabelos quimicamente danificados
Cabelos danificados por processos químicos tendem a ficar finos, quebradiços, sem brilho e com pontas duplas. De nível intenso, esses danos acontecem porque técnicas como progressiva, coloração, relaxamento e permanente fazem uso de produtos cujas formulações alteram a estrutura externa e interna dos fios e, em casos mais extremos, podem causar muita perda de massa capilar e até rompimento. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com seu cabelo, entregando a ele nutrientes poderosos, que atuam para reverter tais danos.
Natura Lumina Cabelos Quimicamente Danificados: como funciona?
O sistema de tratamento Natura Lumina Quimicamente Danificados conta com quatro itens: Shampoo Reestruturante, Condicionador Provitalidade, Máscara Regeneradora e Sérum Regenerador Progressivo.
Todos possuem a Biotecnologia Pró-teia, tecnologia exclusiva da marca que promove recarga de proteína na medida exata aliada ao ativo liporreposição, que potencializa a inserção de lipídios perdidos pela fibra capilar. Combinados, eles são capazes de reconstruir o córtex e devolver massa capilar aos fios.
O tratamento confere um cabelo saudável, reconstruído e sem pontas duplas. Além disso, os fios logo se mostram resistentes, sedosos e macios. Você sente o resultado desde a primeira aplicação.
Como compor sua rotina capilar ideal
Aposte em uma rotina que faça sentido para você e que contenha os produtos essenciais para atender às necessidades do seu cabelo. Comece pela lavagem com o Shampoo Reestruturante, que promove o rebalanceamento da fibra capilar, dando a ela mais força e resistência.
Para tratar o dano intensivo, siga com o Condicionador Provitalidade, que regenera imediatamente e tem efeito antiqueda e antiporosidade. Alie ao tratamento a Máscara Regeneradora, que reconstrói a estrutura capilar de forma imediata e contínua, prolongando o efeito da progressiva. Aplique pelo menos 1X por semana e repita a operação até 3X na semana caso seu dano seja muito intenso, evitando a raiz. Deixe agir por três minutos e enxágue. Agora, se o dano for intermediário, você pode substituir o Condicionador pela Máscara e pronto!
Na hora de finalizar, o Sérum Regenerador Progressivo garante a blindagem do cabelo contra danos futuros, com selagem das cutículas e proteção térmica e UV, sem pesar. Ele pode ser usado nos fios secos ou úmidos – só no comprimento.
A linha Lumina Cabelos Danificados está disponível no meu espaço digital:
www.natura.com.br/consultoria/ildica

domingo, 23 de junho de 2019

Natura Lumina Cabelos Secos: O sistema de tratamento que deixa os fios saudáveis

Aposte na linha que vai nutrir profundamente, dar brilho e reduzir o frizz do cabelo seco com a ajuda da exclusiva biotecnologia pró-teia aliada ao ativo nutrirrevitalização.
Seu cabelo está seco ou ressecado? A solução capaz de deixá-lo nutrido e saudável acaba de chegar. O sistema de tratamento Natura Lumina Cabelos Secos conta com uma linha completa de produtos que prometem regenerar seus fios de verdade, desde a primeira aplicação.
Sinais de ressecamento
Cabelos secos ou ressecados tendem a ter muito frizz e pouco brilho. Por isso, podem apresentar uma textura áspera se comparado a fios saudáveis. Esses são danos moderados e constantemente provocados por processos de lavagem, exposição ao sol, uso frequente de secadores, chapinhas ou babyliss, cloro, mar e vento.
A exposição do fio a esses processos de agressão, assim como a falta de hidratação natural do cabelo inicia o processo de perda de cutículas, que são a camada protetora externa do fio. Com a parte externa danificada, o córtex capilar tende a ficar exposto. Daí a importância de incluir na rotina de cuidados produtos de tratamento que reparem o córtex com nutrição profunda e selem as cutículas.
Lumina Cabelos Secos: como funciona?
O sistema de tratamento para cabelos secos, de Lumina, conta com cinco itens: Shampoo Nutritivo, Condicionador Polinutrição, Máscara Reparadora, Creme para Pentear Selador de Cutículas e Óleo Leve Reparador.
Todos carregam em sua fórmula a combinação exclusiva da Biotecnologia Pró-teia – responsável por promover a recarga de proteína dos fios, preenchendo o cabelo de dentro para fora – com Ativo Nutrirrevitalização. Juntos, eles atuam no dano na medida certa.
O resultado do uso é comprovado: reparação com nutrição profunda, selagem dos fios, redução do frizz e cabelo saudável desde a primeira aplicação.
Acerte no uso!
Entender o que o seu cabelo precisa é o primeiro passo para identificar quais produtos vão entrar na sua rotina de tratamento. Comece pela lavagem, com o Shampoo Nutritivo - que dá duas vezes mais maciez e hidratação - combinado ao Condicionador Polinutrição - garantia de reparação intensa com três vezes mais resistência. Finalize com a Máscara Reparadora, que promete tratamento imediato e progressivo de dentro para fora do fio, quando usada de uma a três vezes na semana.
De acordo com o cabeleireiro Marcos Padilha, "o cabelo seco está na lista dos que mais exigem cuidados de tratamento”. “Por isso, o uso frequente da máscara é fundamental para manter a saúde desse tipo de fio", explica o especialista.
Quer potencializar os efeitos? Produtos finalizadores são ótimos aliados, como é o caso do Creme de Pentear Selador de Cutículas e do Óleo Leve Reparador. Ambos são sem enxágue e podem ser aplicados no cabelo seco ou úmido, evitando sempre a raiz.
Enquanto o Creme de Pentear Selador de Cutículas blinda os fios, reduz o volume e garante 4x menos frizz; o Óleo Leve Reparador repara a estrutura da fibra capilar e dá brilho, sem pesar, podendo ser reaplicado sempre que achar necessário. Eles que podem ter o uso combinado ou não. Sinta-se livre para definir sua própria rotina.
A linha Lumina Cabelos Secos está disponível no meu espaço digital:
www.natura.com.br/consultoria/ildica


sexta-feira, 21 de junho de 2019

Seu cabelo, sua verdade: Conheça Lumina, a nova marca de tratamento para cabelos da Natura

Com produtos que tratam as necessidades reais de cada cabelo, a novidade combina biotecnologia exclusiva de alta performance com sistemas de tratamento específicos para cada tipo de dano
Reconhecer a beleza única de seu cabelo, não se submeter aos padrões e entender as necessidades reais dos seus fios na hora de tratá-los foi o caminho encontrado por Lumina, nossa nova linha capilar, para lançar nova luz sobre o tratamento de cabelo. A novidade chega para entregar o que cada fio realmente precisa: regeneração de verdade, desde a primeira aplicação, sem truques. Os produtos são todos 100% veganos e com embalagens feitas de plástico verde - todas com refil. 
Seu cabelo, sua verdade
Os sistemas de tratamento de alta performance serão lançados a partir de junho, a começar pelos tratamentos para Cabelos Secos – dano moderado – e Quimicamente Danificados – dano intenso. Para contemplar as mais variadas necessidades, ao longo do ano, virão sistemas específicos para todos os tipos de curvaturas: Lisos Naturais, Cacheados e Crespos. 
A fim de entregar os melhores resultados e garantir cabelos saudáveis desde a primeira aplicação, a linha combina a inteligência da natureza com a beleza da ciência. 
Biotecnologia Pró-teia: o que é?
Com biotecnologia exclusiva, os sistemas de tratamento de Lumina combinam a inteligência da natureza com a beleza da ciência e também são capazes de promover uma recarga de proteína dirigida especificamente para cada região do dano do cabelo e uma blindagem lipídica dos fios, garantindo força, elasticidade e nutrição, sem pesar. 
Inédita e avançada, nossa Biotecnologia Pró-teia entrega tratamento capilar de precisão. Os produtos preenchem os fios de dentro para fora, na exata medida de cada dano – nem mais, nem menos. Resultado? Cabelos regenerados de verdade. 
As linhas Lumina Cabelos Secos e Quimicamente Tratados já estão disponíveis no meu espaço:
www.natura.com.br/consultoria/ildica

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Biotecnologia Pró-teia: Descubra como ter cabelos regenerados de verdade

Com tecnologia inédita, Natura Lumina tem fórmula inteligente capaz de promover um tratamento capilar de precisão, recuperando a saúde do cabelo na medida certa, sem truques.
Tratar todos os tipos de cabelo com alta performance e entregar o que o fio realmente precisa são os focos dos produtos de Natura Lumina. E para atender a esse objetivo na exata medida de cada dano, criamos uma tecnologia avançada inédita e exclusiva: a Biotecnologia Pró-teia. Vem saber mais!
O que é exatamente a Biotecnologia Pró-teia?
É uma tecnologia capaz de atuar em todas as camadas do fio de cabelo. Do nível mais profundo (no interior do fio) até sua superfície, regenerando de dentro para fora.
Por que essa Biotecnologia trata de verdade?
Descobrimos na natureza o poder da teia. Apesar de mais fina do que um fio de cabelo, ela é cinco vezes mais forte que o aço e mais maleável que o nylon. Além disso, também composta apenas de proteína. Dessa maneira, foi possível identificar que tanto a proteína da teia como a do cabelo possuem o mesmo design, revelando uma afinidade única dela aos fios. Ela é capaz de se conectar a eles e promover uma recarga dirigida especificamente para cada região dos danos, ao longo de todas as camadas dos fios, tratando de dentro para fora. Reproduzimos então a proteína da teia em laboratório, dando origem à Biotecnologia Pró-teia.
Biotecnologia Pró-teia e seus benefícios
Os resultados do uso dessa biotecnologia na saúde do fio são comprovados graças ao uso da microtomografia de raios X para avaliação os cabelos - uma técnica parecida com a tomografia usada para diagnóstico em exames médicos. Ela enxerga os danos de porosidade no interior dos fios, região conhecida como córtex, a camada mais profunda e não visível a olho humano. Isso demonstrou uma redução de 70% de porosidade nos fios, já na primeira aplicação.
Presente em todos os sistemas de tratamento de Lumina, que atendem às mais variadas necessidades capilares – secos, quimicamente danificados, lisos, cacheados e crespos –, a Biotecnologia Pró-teia é aliada a ativos específicos entregando um tratamento capilar direcionado e preciso, exatamente para o que cada tipo de cabelo precisa.
O resultado é promissor: cabelos saudáveis desde a primeira aplicação e regeneração na medida exata. Nada de truques.
Lumina Cabelos Secos e Lumina Quimicamente Tratados já está disponível no meu espaço:

www.natura.com.br/consultoria/ildica

domingo, 16 de junho de 2019

Natura é a marca mais lembrada em estudo sobre empoderamento feminino

A pesquisa realizada pela mindminers explorou a importância do empoderamento e da representatividade feminina em diversos cenários sociais
O que uma marca de beleza pode fazer por uma mulher? Pode mostrar para o mundo toda a força e a beleza que toda mulher tem. Comprometidos com essa causa de impacto social, que reflete os tempos atuais, fomos a marca mais citada entre as empresas que levantam a bandeira do empoderamento feminino, em um levantamento recém-realizado pela empresa de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa MindMiners.
O estudo intitulado "A importância de falar sobre empoderamento feminino" tinha como principal objetivo identificar se o termo e seus desdobramentos referentes a questões vividas atualmente pelas mulheres se tornaram efetivamente conhecidas pela sociedade. Liderado por Katlyn Mallet, analista de comunicação, ele contou com a participação de 640 mulheres e 360 homens do país.
Representatividade e empoderamento
Entre os dados divulgados, a representatividade foi um dos tópicos mais significativos, já que para 64,8%  das participantes é inspirador ver figuras femininas em cenários sociais (como em cargos de liderança ou na política). Por outro lado, elas chamaram atenção para o fato de mulheres gordas, negras e idosas serem as menos representadas pela mídia.
Quando o assunto foi empoderamento feminino, 41% das entrevistadas afirmaram conhecer marcas que levantam essa bandeira. Entre as cinco destacadas, fomos a mais citada.
Padrões de beleza também apareceu entre os temas abordados pela pesquisa. Enquanto 87% das mulheres já ouviram comentários sobre aparência que incomodaram ou magoaram, 35% dos homens ainda acreditam que as mulheres precisam ser "femininas e delicadas".
Profissão para homem e para mulher
À medida que a pesquisa foi direcionada para o ambiente de trabalho, o que se observou foi um cenário ainda pautado por estereótipos de gênero. Cerca de 65% das mulheres e 66% dos homens acreditam existir profissões definidas para homens e para mulheres. Segundo Katlyn, em entrevista ao site Propmark, isso se deve a definições de gênero definidas desde a infância, na escolha dos brinquedos para meninos e meninas. "Isso constrói uma ideia de profissões que elas acreditam que devam seguir”, explicou.
Diante de cenários como esse, nós, como uma marca de beleza, ajudamos a mulher a se tornar protagonista de sua própria história, a ter o direito de agir sem ser reprimida ou agredida por isso. Apoiamos seu desenvolvimento pessoal e a ajudamos na sua relação com o espelho, sem falsas promessas em todas as fases da vida. Isso é o mínimo que a gente espera de uma marca de beleza. Porque o mundo é mais bonito com você.

www.natura.com.br/consultoria/ildica

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Campanha Natura Tododia Cereja e Avelã

A nova campanha de Tododia Cereja e Avelã é embalada pelo hit envolvente de Tássia Reis. A música especial é um pedido de desculpas para aquele que nós temos a relação mais longa das nossas vidas: nosso próprio corpo.  Que tal começar a semana se perdoando, se aceitando e se permitindo mais?

www.natura.com.br/consultoria/ildica

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Xô, poluição

Conheça nossas iniciativas e atitudes que transformam seu pedido em compra-consciente.
Que precisamos cuidar do mundo onde vivemos, a gente sabe. Ouvimos e lemos os impactos que nossas atitudes como humanos têm causado diariamente. Todos os anos, são produzidos no mundo 1.3 bilhão de toneladas de lixo. 78 milhões delas, só no Brasil. A cada minuto, quase 1 milhão de garrafas plásticas é vendida nos cinco continentes - boa parte delas, usada somente uma vez.
O meio ambiente, então? Até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixe. 90% das aves marinhas já comeu plástico pelo menos uma vez na vida. Na Amazônia, montanhas de lixo surgem no meio da mata. Nossas atitudes são pautadas por nós mesmos. E as marcas que consumimos no nosso dia-a-dia, como se responsabilizam? De onde vem essa embalagem que você está usando? E o lixo que você descarta, pra onde vai?
Na Natura, tudo isso importa sim. E pensamos muito bem em cada uma dessas questões. Aqui, seu pedido se transforma em compra consciente. Vem saber mais com a gente!
Movimento refil
Nossos produtos apresentam opções de refis há mais de 35 anos. Com essa medida, economizamos por ano o equivalente ao lixo produzido por 3,5 milhões de pessoas, além de reutilizarmos 432 toneladas de plástico nas embalagens de nossos cosméticos.
Feitos com plástico 100% reciclado, nossos refis são uma ótima alternativa para os cuidados com o planeta.
E esse olhar mais consciente ainda reflete no seu bolso: além de terem menos plástico em sua composição, eles custam, em média, 20% a menos do que os itens regulares.
Vidro reciclado
Desde 2015, os frascos da Casa de Perfumaria do Brasil têm vidro reciclado em sua composição (hoje, cada um é feito de até 30% do material). Com isso, evitamos anualmente o descarte de 944 toneladas de vidro, o equivalente a quase 1 milhão de garrafas de um litro de vidro.
Além do lixo, essas escolhas fizeram com que reduzíssemos a emissão de carbono na atmosfera em mais de 350 toneladas por ano. Tudo isso ainda é pouco, é só o começo. Juntos, podemos fazer muito mais!
#PorUmMundomaisbonito
www.natura.com.br/consultoria/ildica

NATURA CONTRIBUI PARA CONSERVAR 1,8 MILHÃO DE HECTARES DE FLORESTA EM PÉ

ENTENDA O QUE FAZEMOS EM PROL DA AMAZÔNIA E DAS PESSOAS QUE VIVEM NELA PARA CHEGAR NESSE NÚMERO
O que uma marca de beleza pode fazer pelo meio ambiente? Nós, da Natura, decidimos investir em ações pela conservação da Amazônia. De 2000 até hoje já são 1,8 milhão de hectares de floresta em pé que contribuímos para conservar. O número é 12 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, 14 o da cidade do Rio de Janeiro e quase 26 vezes o tamanho de Salvador.
A base desse número vem de uma análise das taxas anuais de desmatamento da região amazônica produzidas pelo projeto Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – fonte oficial de dados para políticas públicas relacionadas ao tema. A partir dela, combinamos nossa atuação nas cadeias produtivas e as relações diretas e indiretas que derivam delas, somando os limites de unidades de conservação ambiental, nas quais atuamos, estabelecidos na Base Cartográfica do Ministério do Meio Ambiente.
Comércio justo
O fio condutor desse trabalho é o comércio justo, reconhecido com a certificação internacional UEBT (União para o BioComércio Ético) obtida pioneiramente pelos produtos Natura Ekos. Conquistado em 2018, o selo acaba de completar um ano.
Mais do que comprar matéria-prima, decidimos estabelecer uma relação cuidadosa com as famílias fornecedoras de ativos (5.600, atualmente no Brasil, 81% delas na Amazônia). Definimos o preço justo dos ativos junto as comunidades, utilizando metodologias participativas. Promovemos capacitação para que se fortaleçam, principalmente, na gestão e no desenvolvimento organizacional. Além disso, incentivamos boas práticas de manejo e de saúde e segurança do trabalho.
Em 2018, distribuímos quase R$ 36 milhões às comunidades fornecedoras, um aumento de 50% em comparação com o ano anterior. Esse montante representou, em média, uma renda anual de cerca de R$ 3.000 a cada família fornecedora de ativos. Mas não é só isso. 
Repartição de benefícios
Um dos principais mecanismos legais para a manutenção de relações justas entre empresas que atuam com a biodiversidade e seus povos é a repartição de benefícios. A Convenção de Diversidade Biológica (CDB), acordo internacional estabelecido como consequência da ECO-92, determina que se reconheça o papel fundamental exercido pelas comunidades locais na conservação da biodiversidade com a repartição justa e dos benefícios de se utilizar tais recursos. 
Essa convenção prevê que todas as empresas que utilizem esse patrimônio genético ou os conhecimentos tradicionais de um povo para fins comerciais devem devolver a esses parte dos benefícios gerados a partir desse uso. Ao assinarmos nosso primeiro contrato em 2004, fomos a primeira empresa a realizar esse tipo de repartição no Brasil e uma das únicas no mundo.
Dentre os exemplos dos resultados da repartição de benefícios, temos iniciativas em prol da conservação da biodiversidade, como a estruturação do Fundo de Desenvolvimento Sustentável junto a Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), com atuação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Iratapuru, no Amapá. A cooperativa foi, inclusive, a primeira a fornecer insumos para a linha Natura Ekos.
Educação do campo e da floresta
Outra forma de atuação positiva que praticamos é o apoio, junto a uma rede de parceiros, à implantação de Casas Familiares Rurais (CFRs), modelo que combina ensino médio com técnico voltado para empreendedorismo rural. A mais recente é a Casa Familiar Rural do Campina, na região do Médio Juruá, no Amazonas, inaugurada no início de 2019.
Carbono Circular
O projeto Carbono Circular é mais uma maneira que encontramos para contribuir para a manutenção da floresta em pé. Por meio dele também remuneramos pequenos agricultores pelo serviço de conservação ambiental. No momento, a iniciativa é realizada em parceria com a Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA), localizada na divisa entre os estados do Acre, Amazonas e Rondônia.
Sistema Agroflorestal
Lutar pela floresta em pé significa ainda buscar formas de cultivo que utilizem a própria como inspiração. Desde 2007, nós nos dedicamos a um projeto para adoção do sistema agroflorestal (SAF) no cultivo do óleo de palma (também conhecido como dendê), matéria-prima empregada internacionalmente em diversos produtos, especialmente dos setores cosmético e alimentício.
O SAF é um contraponto ao sistema de monocultura – que ameaça florestas ao redor do mundo. Ele combina o cultivo do ativo (no caso, o dendê) com o de outras culturas, como cacau, açaí e andiroba.
Na primeira fase do programa, conduzido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o sistema foi testado em 18 hectares gerenciados por agricultores da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), no Pará. O piloto demonstrou a assertividade do modelo.
Benefícios socioambientais
Não só a produção do óleo de dendê no SAF é superior ao volume registrado na monocultura, como ficaram comprovados outros benefícios socioambientais, como a criação de uma barreira natural contra pragas em função da diversidade das espécies vegetais cultivadas e da captura de carbono da atmosfera. No âmbito social, o sistema biodiverso representa segurança alimentar para o agricultor e pode alavancar sua renda com a comercialização das espécies adicionais. 
Em 2018, o SAF Dendê foi expandido, estando presente em 38 hectares. Demos início aos estudos técnicos para viabilizar a extração do óleo de palma proveniente do sistema agroflorestal em escala comercial. Além de empregar o dendê sustentável em nosso portfólio em breve, esperamos que o projeto se torne referência e possa ser escalado em outros países. Quando uma iniciativa dá certo, queremos sempre ampliá-la. Fazer o mundo mais bonito permeia todas nossas ações.

www.natura.com.br/consultoria/ildica



 

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Reciclagem: o que a Natura faz por um mundo com menos lixo

Conheça nosso programa elos e como queremos garantir a reciclagem de 50% de nossas embalagens.
Por ano, descartamos o equivalente a 205 estádios de futebol de resíduos sólidos (78,3 milhões de toneladas). Ao jogarmos o lixo fora, o problema se encerra, certo? Errado. Quando se trata do planeta, não existe o fora, tudo fica aqui dentro. Mais de 90% dos resíduos urbanos coletados estão dispostos no solo, sem aproveitamento nenhum. A cada minuto, quase 1 milhão de garrafas plásticas são vendidas nos cinco continentes, sendo grande parte delas usada somente uma vez; 90% das aves marinhas ingeriram plástico pelo menos uma vez na vida; até 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixe. No Brasil, apenas 3% do lixo é reciclado.
Para mudar esse cenário desolador, a responsabilidade tem de ser compartilhada. Você, consumidor, pode, por exemplo, começar a separar o lixo orgânico e o lixo reciclável na sua casa. E o que uma marca de beleza pode fazer? Garantimos que 33% do equivalente aos resíduos das nossas embalagens vá para reciclagem. Queremos chegar em 50% até 2020. Uma de nossas ações para alcançar esse objetivo é o Programa Elos.
Cadeia de reciclagem
O Programa Natura Elos configura a responsabilidade compartilhada entre nós e nossos fornecedores de embalagens, como cooperativas, recicladores e fabricantes. Desde 2017, a empresa colabora para garantir a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa em todos os seus fornecedores de materiais reciclados. Para decidirmos por um fornecedor de material reciclado, queremos saber quem coletou os resíduos e em que condições (no Brasil, são mais de 1 milhão de catadores de materiais recicláveis) e quem os transformou em matéria-prima reciclada, tudo documentado com notas fiscais e certificados.
Mas o programa não consiste apenas em exigir transparência. Colaboramos com a transferência de conhecimento técnico e instrumental para que todos os elos da cadeia se profissionalizem.
Buscamos influenciar para que a cadeia seja do jeito que a gente acredita", afirma Sergio Talocchi, nosso gerente de meio ambiente.
Impacto positivo
O fortalecimento do mercado de reciclagem também é necessário para que alcancemos outra meta até 2020: utilizar, no mínimo, 74% de material reciclável na massa total de embalagens. Algumas de nossas linhas vão mais além. Desde 2016, as embalagens dos produtos Ekos são feitas de PET 100% reciclado. Desde 1983, oferecemos refis nas principais linhas do nosso portfólio – como Plant e Tododia –, que são, inclusive, produzidos com material de origem renovável.  Atualmente, são mais de 110 opções de produtos com refis. Com essa medida, economizamos, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 3,5 milhões de pessoas em um único dia.
Todas essas ações são feitas porque entendemos que somos responsáveis por todo o ciclo de vida do produto comercializado, incluindo a fase pós-consumo, que ainda representa nosso maior desafio e também o de outras organizações do setor.
Em 2018, formalizamos nosso compromisso com o tema com a adesão ao New Plastics Economy, da Fundação Ellen MacArthur em parceria com a ONU Meio Ambiente. O compromisso global tem como objetivo erradicar o desperdício e a poluição por plásticos em sua origem a partir de princípios da economia circular para a cadeia do material. Juntas, as 250 organizações signatárias somam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas no mundo.
Queremos gerar impactos sociais e ambientais positivos. Por isso valor e propósito devem permear todos os elos da nossa rede para a construção de um mundo mais bonito.
www.natura.com.br/consultoria/ildica


terça-feira, 4 de junho de 2019

Cabelo longo é a moda da vez. Dê adeus ao long bob!

O estilo Rapunzel está em alta quando o assunto é tendência capilar. Quer adotar um cabelo longo? Confira algumas dicas de corte e de cuidados para que ele cresça saudável.
Uma rápida deslizada pelo feed do Instagram já confirma a tendência capilar da vez entre as influencers: cortes de cabelo longo estão em alta! Depois de muitas temporadas de protagonismo do long bob – corte chanel na altura dos ombros -, é chegada a hora de resistir à vontade de radicalizar.
E para adotar um estilo à la Rapunzel, a regra é uma só: aposte no comprimento ultralongo, que vai até a cintura ou além. Mas aqui vale um alerta quando a esse tipo de corte de cabelo: ele exige cuidados para manter uma aparência sempre saudável.
Cortes de cabelo: siga seu estilo!
Da base reta ao repicado cheio de movimento, sinta-se livre para decidir qual corte de cabelo mais combina com você. Na hora da escolha, vale respeitar também a naturalidade do seu tipo de fio.
Dicas na hora de escolher o corte de cabelo ideal!
É vantajoso saber que cada formato de rosto pode ser valorizado por estilos diferentes de cabelo. Uma base e franja desfiadas, por exemplo, caem muito bem em um corte de cabelo para rosto fino. O efeito proporciona equilíbrio em relação aos traços mais suaves desse tipo facial.
Os cortes de cabelo com menos volume, por outro lado, podem funcionar melhor para mulheres com rosto largo. Laterais mais retas ajudam a suavizar os traços e a deixar a silueta facial mais longilínea, se essa for a intenção.
Tipos de cabelo longo
Deixar os fios crescerem é um processo longo. E não raro, mulheres que optam por adotar um cabelo longo costumam se queixar da falta de movimento dos fios durante o processo de crescimento. Se identificou? Aposte então em cortes que renovam o visual no ato, sem radicalismos.
Corte de cabelo repicado

Versátil, o cabelo longo repicado cai bem com fios lisos, ondulados e cacheados. Por isso, é sucesso garantido. Perfeito para quem gosta de um volume expressivo.
Corte em u


Essa opção de acabamento arredondado é escolha certeira para todos os fios. Além de conferir um pouco mais de volume, esse corte também trará mais movimento ao seu cabelo.
Corte reto

Gosta do estilo minimalista, mais moderno? A base reta vai fazer toda diferença, principalmente, nos fios lisos. Mas saiba que ele tende a inibir o volume.
Não tenha medo de mudanças
Cortar o cabelo é uma excelente alternativa para quem quer renovar o look, adotar um novo estilo, se reinventar. Transformações são sempre bem-vindas, sejam elas sutis ou radicais. E quando o resultado acontece como o esperado, a ingestão de autoestima é imediata. 
Escolha já o corte que mais te agrada e consulte seu cabeleireiro para que ele possa avaliar melhor e propor um detalhe ou outro que contribua para um visual final poderoso.
5 dicas para manter o cabelo longo deslumbrante
1. Tenha paciência!
Em média, o cabelo cresce 1,2 cm por mês. Por isso, tenha em mente que a decisão de deixar o cabelo crescer só vai apresentar resultados efetivos a longo prazo.
2. A tesoura é sua melhor amiga
Ainda que as idas ao salão passem a ser realizadas em maiores intervalos, aparar os fios é essencial para eliminar as pontas duplas, contribuindo para que o cabelo cresça lindo e saudável.
3. Acelere o crescimento dos fios
Força e resistência são fundamentais na hora de embarcar na jornada dos fios compridos. E é exatamente essa a promessa da linha Patauá, de Ekos. Combine o uso do Shampoo e do Condicionador com o Tônico Capilar, que fortalece a estrutura do cabelo e acelera o crescimento em até 3x, e com a Máscara Fortalecedora, que repara profundamente os fios fracos e reduz a quebra.
4. Evite o ressecamento
Democrático, esse estilo funciona em todos os tipos de cabelo. Cacheados e crespos, porém, pedem uma atenção especial. Naturalmente secos, eles exigem cuidados específicos, como produtos sem sulfato, petrolato e parabeno, que limpam sem agredir os fios. Esse é o caso da linha Plant Curvas Envolventes, que conta com Shampoo sem Sufato, Condicionador, Condicionador Co-Wash – limpa, condiciona e define em um único passo – e Creme para Pentear.
5. Tenha fios mais fortes
A finalização também é um passo importante do ritual de cuidados. Recorra então às Cápsulas Capilares Fortificantes ou às Cápsulas Capilares Reestruturantes, ambas de Plant, de acordo com a necessidade do seu longo.
Os produtos acima podem ser encontrados no meu espaço digital:
www.natura.com.br/consultoria/ildica