segunda-feira, 8 de abril de 2019

Como recuperar o cabelo dos danos causados pelo verão

O cabeleireiro Marcos Padilha revela os segredos para tratar e manter os fios saudáveis ao longo do ano.
Ah, o verão! A estação mais alto astral, que nos presenteia com dias de sol radiante para curtir a vida ao ar livre, praia e piscina, chega ao fim no dia 20 de março. A partir de então, ele dá lugar às temperaturas mais amenas do outono, que pede uma nova rotina de beleza. Afinal, após tanto sal, cloro e sol, é hora de recuperar aquele que de alguma maneira sofreu as consequências de tanta diversão: o cabelo.
Mesmo com tantas recomendações sobre proteção solar, há quem não seja muito rigoroso nos cuidados com os fios nessa época de sol escaldante. Assim como a pele, a tendência é que o cabelo fique então “castigado”, revela o cabeleireiro Marcos Padilha.
O que mais chega até mim nessa época do ano são pessoas que se jogaram no mar, na piscina, tentaram proteger (ou não), mas invariavelmente, deixam essa atenção sobre os protetores de lado e lá se vai a saúde do cabelo e a cor”, conta.
Os problemas mais comuns, segundo o especialista, passam pelo ressecamento causado pelo sol e, no caso dos fios coloridos, o desbotamento. “A ação do sol, juntamente com o sal e/ou cloro, faz acontecer a reação química da oxidação, que é quando vai embora o pigmento de cor, deixando o cabelo alaranjado ou amarelado”, explica. Padilha lembra que mesmo em águas naturais, como as de cachoeira, é um erro molhar o cabelo e deixar secar naturalmente, sem recorrer a nada que possa protegê-lo.
“Vitamina T”
Outros problemas comuns, que acontecem em decorrência do ressecamento e de trações sofridas pelos fios ao deixá-los presos por muito tempo, são a quebra e as temidas pontas duplas. Em ambos os casos, o cabeleireiro recomenda o corte como solução imediata.
Para um cabelo muito ressecado, com pontas duplas, a saída é um corte de verdade”, diz o especialista sobre o recurso que costuma chamar de “vitamina T, de tesoura”.
Outros problemas capilares como oleosidade, caspa ou seborreia são orgânicos e não estão diretamente ligados ao verão, mas podem aparecer nesse momento. Em situações como essas, o ideal é procurar um médico especialista em cabelo para tratar o quadro e suas especificidades.
No salão
Assim que os dias de sol e calor forem embora, é hora de buscar a salvação para a cor e a saúde do cabelo. Mas o que, de fato, pode ajudar nesse momento de crise capilar? Padilha garante que tratamentos profundos e intensos são fundamentais.
“O fio está aberto e poroso. Por isso, no salão, usamos produtos à base de proteína, lipídios, entre outras propriedades, para fechar as escamas e começar a tratar. Isso vai reverter o ressecamento, permitindo tonalizar ou retocar a raiz, no caso dos cabelos coloridos.”
O cabeleireiro afirma ainda que esses processos mantêm a água que já está no cabelo, garantindo o aspecto hidratado. E alerta: “Recuperar é difícil. É preciso ter paciência para deixar os fios crescerem com os tratamentos adequados”.
Em casa
Para garantir melhores resultados, é importante seguir com a manutenção em casa. A dica de ouro, nesse caso, é se atentar aos rótulos dos produtos. Procure por aqueles que atendam às necessidades do seu tipo de cabelo.
No banho, recomendo sempre fazer a lavagem com shampoo duas vezes para deixar o cabelo bem limpo”, ensina Padilha. “Quando você passa a mão nos fios e escuta um zunido, é sinal de limpeza total e significa que as escamas estão abertas para receber as vitaminas do tratamento adequado.”
Para manter os fios saudáveis para o outono e inverno, fica o lembrete de evitar água muito quente. Além disso, o especialista chama atenção para outro hábito ruim: aumentar a quantidade de máscara de tratamento e deixá-la atuando por mais tempo. Isso não potencializa os resultados, evite!
“Deixar os produtos mais do que o recomendado sobre os fios é um erro. É preciso seguir as orientações dos rótulos e especialistas e deixar o mínimo possível de resíduo no couro cabeludo”, finaliza Padilha.
Sugestão de produtos
• Máscara Fortalecedora Patauá, de Ekos. Repara profundamente os fios fracos e reduz a quebra.
• Creme para Pentear Reconstrução do Fio Murumuru, de Ekos. Pontas 75% mais reparadas. Ajuda no desembaraço, diminui o frizz e trata as pontas duplas.
• Kit Choque Tratamento Restaurador Imediato Pós-química, de Plant. Para cabelos quimicamente danificados.
• Shampoo e Condicionador Hidratação Reparadora, de Plant. Mais hidratação para os seus cabelos.
• Shampoo Loiro Vivo, de Plant. Reativa os brilhos dos fios logo após o uso.
• Cápsulas Capilares Fortificantes, de Plant. Indicado para finalizar todos os tipos de cabelo.
• Shampoo e Condicionador Hidratação e Vitalidade, de SOU. Ideal para cabelos secos e ressecados, sem desperdício.
Os produtos acima podem ser encontrados no meu espaço digital:
www.natura.com.br/consultoria/ildica



Nenhum comentário:

Postar um comentário