terça-feira, 17 de setembro de 2019

COMO CUIDAR DA PELE DO BEBÊ NO INVERNO

A PELE DOS PEQUENOS TAMBÉM TENDE A RESSECAR MAIS QUANDO AS TEMPERATURAS CAEM. SAIBA COMO LIDAR.



Não são só os adultos que sofrem com o ressecamento quando as temperaturas baixam. Os bebês também podem ficar com a pele craquelada e descamando no inverno. Mas, com alguns cuidados, é possível evitar ou reverter o problema.
Temperatura do banho
Muitas vezes, o ressecamento da pele não tem nada a ver com o ambiente mais frio, mas sim com os banhos que ficam mais quentes nessa época. O ideal é manter a temperatura da água do banho próxima dos 37º C. Para que a entrada e saída da água não sejam sofridas, aqueça o ambiente deixando as portas e janelas do banheiro fechadas enquanto o chuveiro estiver ligado enchendo a banheira ou o balde. Se possível, tire e coloque a roupinha nele ali mesmo. Outra dica é dar o banho em horários mais quentes, como o meio do dia, e não dar banho todos os dias. Um algodão com água morna nas áreas que mais sujam (bumbum, virilha e pescoço) já são suficientes.
Escolha certa dos produtos
Para manter o bebê longe de ressecamentos, é importante investir em produtos específicos para sua pele frágil.
“Tudo o que for usado nos bebês deve ser formulado com ingredientes seguros. Os produtos não podem ter álcool, devem possuir o mínimo possível de conservantes e de ingredientes controversos, não ter corantes e apresentar fragrância minimalista”, explica a Gestora de Ciência da Natura Luciana Vasquez.
Nos primeiros meses de vida, ela recomenda usar a menor quantidade possível de produtos, pois nós nascemos com a pele bastante permeável, ou seja, tudo o que aplicamos de forma tópica é absorvido pelo organismo.
Roupas na medida
A tendência dos pais e cuidadores é de agasalhar demais os bebês, principalmente no inverno, e isso pode deixar a pele úmida e causar brotoejas, além da sensação de calor, que deixa o pequeno irritado. Para saber se ele está com frio, cheque a temperatura de seu abdômen – se estiver mais frio do que o restante do corpo, vale colocar mais uma camada de roupa. As mãos e pés costumam estar mais gelados mesmo, por isso não são um bom parâmetro.
Na hora de montar o enxoval, prefira roupinhas feitas de fibras naturais, que permitem que a pele fique arejada. E é importante lavar as roupas novas, pois na fabricação podem ser usados compostos químicos nocivos à pele frágil do bebê.
Força extra na hidratação
É natural a pele do bebê descamar no primeiro mês de vida. Significa apenas que ela está se adaptando a um meio totalmente diferente do que existia dentro do útero da mãe. Mas, se a descamação for excessiva, vale aplicar uma loção hidratante suave e segura somente nas regiões que estão mais ressecadas. Geralmente, o ressecamento não tem maiores consequências, mas é fundamental que o pediatra examine a pele do bebê nas consultas mensais. E se aparecerem lesões, procure imediatamente o médico.
Hidratação de dentro pra fora
Para manter a pele do seu bebê saudável, é fundamental que ele esteja bem hidratado internamente. Isso será garantido com a amamentação ou o leite artificial nos primeiros 6 meses de vida e com o oferecimento de água várias vezes ao dia assim que começar a introdução alimentar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário