Da combinação de duas paixões, o desenvolvimento de produtos
cosméticos comprometidos com a verdade e o aconselhamento como
ferramenta poderosa para o autoconhecimento e o bem-estar, nasceu a
Natura
Nossa história começa, em 1969, com Luiz Seabra, nosso
fundador, inaugurando uma loja de produtos de cuidado pessoal na rua
Oscar Freire, endereço comercial famoso da cidade de São Paulo.
Logo
no início dos anos 1970, Seabra decidiu apostar na venda direta como
forma de apresentar produtos únicos a partir de muitas vozes. Poucos
anos depois, Guilherme Leal e Pedro Passos uniram-se a essa jornada e,
em pouco tempo, ampliaram a rede de relações e fortaleceram o negócio. A
loja foi fechada e se começou a montar uma rede de Consultoras e
Consultores de Beleza Natura, que hoje soma 1,7 milhão de pessoas.
A
rede avançou pelo Brasil e atravessou as fronteiras para a América
Latina ainda nos anos 1980. Na década de 1990, incorporou com força o
tema do desenvolvimento sustentável e do uso da biodiversidade
brasileira como instrumento de inovação em cosmética e de consciência
sobre a Amazônia. Ainda nos anos 1990, materializou o sonho de ser
possível contribuir para melhorar a educação com uma linha de produtos
não cosméticos cujos lucros são revertidos em projetos coletivos.
Nos
anos 2000, inauguramos nosso espaço mais simbólico: a sede em Cajamar
(SP). Tudo mudava depressa, com a abertura de capital, o fim dos testes
em animais e o compromisso com o clima expresso na redução das emissões
de carbono. Nessa década, com a chegada da Aesop e da The Body Shop,
nossa história foi marcada pela formação de um grupo global, engajado em
uma nova maneira de fazer negócios. Negócios que foram iniciados em
Melbourne, na Austrália, e em Brighton, na Inglaterra, com o mesmo
espírito presente na abertura da loja na Oscar Freire.
Nesses 50
anos, cada uma das nossas escolhas ajudou a construir a posição em que
estamos: a de quarta maior empresa de cosméticos do mundo.
Ingredientes vegetais e produtos inovadores
Outra
decisão importante aconteceu em 1975, quando passamos a priorizar
ingredientes vegetais nas fórmulas dos cosméticos que desenvolvemos.
Atualmente, de maneira geral, mais de 80% dos componentes de nossos
produtos são de origem vegetal.
Criar produtos inovadores sempre
foi nosso norte. Nosso índice de inovação (participação da venda de
produtos lançados nos últimos 24 meses na receita bruta dos últimos 12
meses) corresponde por volta de 59,9%.
Em 1979, criamos a linha de
itens masculinos Sr. N, uma novidade na época, e, em 1986, lançamos o
antissinais Chronos, inovador tanto na fórmula quanto na publicidade,
que valorizava a beleza em qualquer idade.
Compromisso com o meio ambiente
Em
1998, começamos a medir o impacto ambiental de nosso negócio.
Preocupados com a emissão de gases de efeito estufa (GEE), lançamos
nosso compromisso público – o Programa Carbono Neutro – em 2007. O
diferencial da iniciativa é considerar poluentes gerados desde a
extração da matéria-prima até o produto descartado após o uso pelo
consumidor. A primeira meta do programa estabeleceu a redução de 33% das
emissões relativas da companhia até 2013. O compromisso foi atingido e
deu lugar a uma nova meta de reduzir outros 33% até 2020.
No ano
2000, com a criação da linha Ekos, firmamos um compromisso com a
Amazônia. Ao mesmo tempo que lançávamos produtos a partir de ativos da
biodiversidade brasileira, passamos operar um novo modelo de negócio
sustentável que contempla parcerias para realizar ações de impacto
social e ambiental na região.
Contra a crueldade contra com animais
Mais
uma escolha fundamental para nos tornarmos quem somos hoje foi, em
2006, abolir os testes em animais. Esse passo é reconhecido com duas
importantes certificações de entidades internacionais de defesa dos
animais, a Cruelty Free International e a People for the Ethical
Treatment of Animals (Peta, na sigla em inglês).
Além do Brasil,
nossas escolhas conscientes nos levaram a comercializar nossos produtos
para Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia, França e Estados Unidos.
Com o infográfico a seguir, você mergulha um pouco mais na nossa
história.
50 anos de história
www.natura.com.br/consultoria/ildica
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